domingo, 10 de abril de 2011

mudança: uma esperança

há tempos estou devendo essa conversa a mim mesmo. doce maneira de minha expressão dissolvendo o amargo que desce seco a minha garganta. o meu coração endurece. a minha mente se revolta. um profundo desejo de mudança. de que tudo fosse diferente. não, não é nada relacionado a mim diretamente. talvez a todo o resto. entender as pessoas já não é tarefa. entender a mim mesmo sim. e de me entender, procurar não me envolver no que o outro me faz sentir. doce ilusão. se nasci numa terra de concreto. no meio da poulição. no caos dos automóveis e da má estruturação. se assisto as tragédias. se presencio a ignorância. se me fecho querendo proteger-me. se me abro querendo ajudar. do simples passeio com as cachorras que vira tormento por um ser humano que chuta ou que xinga. que chama de irresponsabilidade a liberdade que entrego aos meus animais. que chama de sujeira o pingo do mijo da cachorra na calçada. aonde está o amor e a compreensão? e se agir com educação e bom senso só gerar indignação? que saída há de existir dentro dessa não-civilização? o metrô cheio, gente mau humorada. ou os que riem da própria desgraça. os pisões, as cutuveladas, o prazer em encoxar e ser encoxado. ô mundinho medíucre. e alguém vem julgar a sexualidade alheia. ô podridão. meu Deus.. que vergonha, que revolta.. o meu perdão!!

se mudar de cidade fosse solução. se ganhar dinheiro não tivesse limitação. pra trabalhar, pra viver, pra gastar. é preciso obrigação. espreme, afrouxa e perde a educação. e o dinheiro faz essa nação. se daqui se está, daqui se nasceu, daqui se chegou.. de terras distintas de um mesmo país que não tem estruturação. ó doce ilusão. do homem que sai da roça e vem buscar evolução. na terra sem o verde, sem o ar, sem a gentileza, sem o bem estar. e não é que de tudo, o bom mesmo não há.

mudou lá do norte e aqui chegou. não tenho o que falar se filho de lá tbém sou. das más maneiras que não deixam o ser.. q de humano, iguala-se em vergonha e ignorância. e nessa identificação, em vez de um esforço a melhorar, só se faz é reunir grupos medíocres, sujos e infelizes que azucrinam áqueles que procuram a diferença. Deus me livre!!

soou preconceito. não é disso q eu tô falando. a minha expressão é de não ter pra onde fugir. se daqui eu sou. daqui me tirou. a liberdade de ser quem eu sou. porque de lá, se eu aparecer, vou ser o homem da cidade que acha que sabe mais. vou ser o homem de sotaque fresco e de frescuras em vão. a não ser que faça parte da mesma religião. que falsa provação. ou se cair na mesma miséria, todos se abraçarão e aí sim eu serei irmão. mas isso não quero não!

e se quizer mudar pra algo mais evoluído. os países que começaram tudo. do velho continente. daquele povo que apesar de descender dos que fizeram a merda toda começar, se julgam superiores em tecnologia, sabedoria e evolução. tbém não quero fazer parte desta ilusão.

se de fora não há o que fazer. se de fora tudo errado está. meu Deus! peço força pra me interiorizar. e tbém me equilibrar. porque não há interiorização que te livra do que está fora. e não chame de conflito. é de equilíbrio que vamos falar. porque se é fácil desabafar, dificil é solucionar.

o que me importa. primeiro a mim. minha proteção, o meu amor, minha saúde e evolução. minha fé e devoção. minha parte dentro dessa confusão. que seja bom semeador. e que plante sementes de frutos de amor. aih meu Deus. que alívio no meu coração. mas aqui mais uma vez, eu peço o meu perdão. porque quando um irmão veio me pedir ajuda, eu já estava preparado para a minha defesa. o meu argumento, o meu questionamento, me fez perder a oportunidade de ajudar o meu irmão. ô meu Deus. o meu perdão. dessa sociedade que vivo e me fez reagir assim então. primeiro apresento a minha defesa, e depois a minha reflexão. esse dinheiro que hora não tem valor. eu neguei ao meu irmão. e amanhã pra recompensar, eu posso entregar áquele que agradecerá, mas talvez não seja tão necessitado quanto áquele que eu neguei. me sinto mal então. por ser filho dessa geração. que se defende com o raciocínio e não consegue agir in loko pelo coração. Meu Deus.. me ajude nesta missão!!

de mim pulei ao meu irmão. aquele que está na rua sem consolo, sem esperança, na dificuldade de uma refeição. meu Deus, abençõe esse irmão. para que nesta dificuldade ele aprenda. que nesse aprendizado ele cresça. que toda a influência que ele gere seja de heroísmo e aceitação. seja um exemplo de viver em poucas condições. mas que nas próximas vezes que eu possa, eu não deixe de ajudar o meu irmão.

já que nada mais posso fazer, aqui entrego a minha oração.

e entre eu e esses irmãos. estão todos os meus. que carrego no coração. a quem diariamente peço saúde, alegrias, harmonia e prosperidade. ensina-nos a viver em paz. dai-nos a alegria na simplicidade. dai-nos leveza nas compreenssões. dai-nos a união. o equilibrio e a realização.

se mudar daqui não me interessa mais pq não posso. mudarei pra cá mesmo em busca dessa solução. uma mudança de casa, de vizinhança, de rotina. uma esperança.

com a lembrança da interiorização. com o projeto dessa mudança em minha direção. agregando novos irmãos. ajudando e sendo ajudado. agradecendo e sendo perdoado. perdoando e sendo realizado.

que assim seja as boas palavras dessa expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário